segunda-feira, 20 de junho de 2011

As 7 Cidades Sagradas - Capítulo II

Depois de conhecer a primeira cidade sagrada seguimos para a nossa cidade base: São Lourenço, que faz parte do famoso circuito das águas mineiro.


A única pousada da cidade que aceitava o Tobias era a pousada Samambaia, então... foi para lá que fomos. Pela foto do site, parecia bem aconchegante e tranquila e estávamos bem cansados!!!

Pousada Samambaia
 A pousada realmente era aconchegante e simpática e o cheirinho de bolo fresquinho no final da tarde era tentador, mas nós queríamos algo um pouco mais tranquilo , com mais verde em volta e a pousada era muito central. São Lourenço era um pouco "badalada" demais para nossa aventura mística e de busca interior. Então resolvemos levantar acampamento e procurar outra pousada nos arredores.

Mas foi ali mesmo em São Lourenço que começamos a desvendar o "Mistério das 7 cidades". 

Visitamos um dos pontos turísticos da cidade que é um templo da Eubiose.



Bem, no horário que chegamos o templo estava fechado, então seguimos para a próxima cidade sagrada Carmo de Minas. Nesta cidade descobrimos que uma das coisas  que ela tem de sagrado é o café!! Saborosíssimo... Daqueles que tornam qualquer instante sagrado, pois é preciso parar o tempo para poder sentir o aroma e saborear!




Todo domingo...Havia banda... No coreto do jardim!!!

Que cidade tranquila!


Olha a pose pra foto!!

Hora de ira embora...Ah!!


Seguimos então para a Terceira Cidade Sagrada, Maria da Fé. Mas  antes passamos por Cristina: a cidade Imperatriz, em homenagem à Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Princesa Isabel chegou a visitar a cidade com seu esposo Conde'Eu para conhecer a terra que recebeu o nome de sua mãe. Cristina, assim como Maria da Fé, fazem parte do circuíto turístico Caminhos do Sul de Minas.


"Leão" da  Praça Santo Antônio




O "Leão" da praça Santo Antônio é um dos pontos turísticos da cidade e deixa todos curiosos quanto a sua origem. Segundo informações da população local, não se conhece o artista plástico que o fez e muitos não sabem nem o porquê de sua presença na praça. Mas parece que foi uma homenagem do prefeito da época Dr Fausto Dias Ferraz à seu irmão que também era político em Minas Gerais. A população acredita que o leão é o "guardião da cidade".

Chegamos em Maria da Fé, nossa terceira cidade sagrada. Uma cidade bastante simpática que é conhecidada como a cidade mais fria de Minas Gerias podendo chegar a temperaturas abaixo de 0° no inverno. Em Maria da Fé, encontramos mais um templo da Eubiose, desculpe-nos pela falha, mas não fotografamos, porem ele é igual ao anterior. Possui o mesmo estilo arquitetônico do templo de São Lourenço, ou como os templos da Grécia Antiga. Ali, começamos a perceber que existia uma relação entre as 7 cidades sagradas e a Eubiose. Mas não tínhamos a mínima idéia do que seria a Eubiose...
Enfim, continuamos nosso passeio pela cidade!







Voltamos para São Lourenço e resolvemos ir até Baependi, que não era uma das cidades sagradas, mas nos chamou atenção por uma história lida na internet. Em Baependi tinha uma capela construída por uma senhora conhecida como Nhá Chica e que construiu a pequena capela no decorrer de sua vida com restos de contruções. Era uma pessoa muito boa e que dedicou sua vida à ajudar as pessoas. Na cidade é considerada por todos como uma santa. Então, rumo à Baependi!


Minha vida é andar por esse país...pra ver se um dia descanso feliz!!

Chegamos em Baependi e achamos o nosso destino!


Opa, acho que não era esse não!!!
Seguimos mais adiante. Procuramos, procuramos, ansiosos para achar a tal capelinha. Achamos algumas igrejas, mas que não era a que estávamos procurando. Perguntamos para algumas pessoas e nos deram as informações necessárias para chegar ao local. Mesmo assim, demoramos para achar a capelinha da Nhá Chica. Pois o que existe é um Santuário enorme e estávamos procurando algo mais simples. Mas encontramos o local.

Bem, decidimos entrar mas,  a primeira coisa que encontramos foi uma "lojinha" vendendo vários artigos religiosos ...  Logo adiante, um pequeno museu com alguns pertences, fotos e um pouco da história da Nhá Chica. Entramos  mais um pouco, curiosos para conhecer a capelinha, que deveria estar mais adiante. Procuramos, procuramos, procuramos e não achamos nada. Entramos na igreja, uma igreja moderna com muito mármore e nem sinal da tal capelinha. Voltamos então a tal, "lojinha" e perguntamos onde estava a famosa capelinha da Nhá Chica? E o moço respondeu orgulhoso: " Vocês entraram no Santuário? Lá no fundo onde estão os restos mortais da Nhá Chica... então, ali era a capelinha. Mas ela foi demolida para a construção deste santuário!"
........!!!!!........?????........!!!!!





Foi muito difícil esconder nossa frustração diante do fato. Realmente estávamos esperando encontrar a construção original da capelinha preservada, mas nem sinal. A simplicidade da construção relatada nas histórias foi substituída por um suntuoso santuário. A doação de uma vida toda dedicada à construção de uma capela simples, repleta de fé, foi substituída pela... 

Seguindo viagem, resolvemos ir em direção à quarta cidade sagrada, Pouso Alto, e tentar achar uma pousada no caminho. Mas,... o nome de uma cidade nos chamou atenção: Caxambu. Resolvemos entrar para ver se nesta cidade encontrávamos uma bolacha com este mesmo nome e que costumávamos comprar em uma panificadora de Curitiba. Um espécie de bolacha de fubá com erva doce, parecida com pão de minuto. Enfim, não encontramos a tal bolacha. Mas, achamos uma cidade muito simpática e o mais importante: o pouso. Mais detalhes no próximo capítulo!!

Aguardem o Capítulo III

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, sensacional, adoro sul de Minas, um dia tenho a vontade de fazer o que voce fez..abracos Edson - Valinhos

    ResponderExcluir

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby