domingo, 20 de novembro de 2011

O escultor Ditinho Joana em São Bento do Sapucaí!

Depois das emoções em Monteiro Lobato visitando o Sítio do Pica Pau Amarelo, passamos por São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí, conhecida pela famosa Pedra do Baú que faz divisa com Campos do Jordão.

Olha lá a Pedra do Baú!!!

São Bento do Sapucaí é conhecida não só pelas belezas naturais, mas por um grande escultor que vive no Bairro do Quilombo.

BAIRRO DO QUILOMBO é um pequeno bairro que manteve suas características desde a sua formação em 1888, quando terras foram doadas para ex-escravos em torno da Igreja Nossa Senhora da Conceição Imaculada. Neste bairro, o artesanato flora nas talentosas mãos de pessoas simples que vivem no campo e que hoje perpetuam, em suas obras, os costumes de uma época que, aos poucos, está sendo esquecida por muitos de nós. (Fonte:
http://www.saobentodosapucai.com.br/turismo.php?n=7 )

Nós  pudemos ver muito do artesanato local em uma cooperativa de artesãos chamada "Arte no Quilombo".



Mas o que realmente nos impressionou foram as esculturas no Ateliêr de Ditinho Joana.



Benedito da Silva Santos é o nome de Ditinho Joana, ex – lavrador do alto vale do Rio Sapucaí Mirim na serra da Mantiqueira, que abandonou enxada e foice por ferramentas de esculpir. Nascido em 12 de março de 1945, Ditinho Joana vive no Quilombo, comunidade rural no município paulista de São bento do Sapucaí. Iniciou seu trabalho de escultor em 1974 procurando dar forma a um pedaço de raiz que ele próprio encontrou ao carpir. O escultor Ditinho Joana usa seu talento para registrar com muita sensibilidade uma parcela representativa do povo brasileiro, a comunidade rural. (Fonte: http://www.atelieditinhojoana.com.br/ )


Realmente imperdível para quem passar por perto. Vale a pena conferir!!








Os detalhes das esculturas são impressionantes. Nós nunca tínhamos visto esculturas tão bem feitas. São obras magníficas!


Fiquei imaginando uma escultura minha!  "Toby: O viajante"  Au Au
Retornando para Gonçalves, paramos para apreciar o pôr do sol.  Momento mágico e maravilhoso. Espetáculo da natureza. Lugar certo , na hora certa! Dífícil foi escolher as fotos...







Este lugar especial fica dentro das propriedades da   Pousada do Quilombo !

E depois deste maravilhoso espetáculo da natureza voltamos para jantar em Gonçalves, o que não foi uma idéia tão boa assim. Jantar não é o forte de Gonçalves. Foi difícil encontrar um lugar aberto. E quando encontramos... o preço era... bem, sem comentários! Aí está o prato.


E  assim encerramos nossa noite. Até a próxima.

Um comentário:

  1. olá!
    primeiramente, achei muito bacana a idéia do seu blog e todo o conteúdo dele.
    Gostaria de poder entrar em contato, também tenho um blog sobre cães e nele colocamos uma matéria sobre o seu blog. Poderiamos nos falar, para "negócios", não achei nenhum outro local para poder mandar essa mensagem, então enviei ela por aqui,
    o meu contato é: guilherme@dfa.com.br
    abraço!

    ResponderExcluir

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby