quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Pedra Bela... e um incêndio!

No caminho para Monte Verde passamos por Pedra Bela, que é um município de São Paulo conhecido pela pedra do  Santuário que abriga a maior  tirolesa do mundo com aproximadamente 2 km de extensão (ainda não tivemos coragem de fazer...). A idéia era justamente pegar maiores informações para esta aventura!
Chegamos a Pedra Bela  e rumamos direto para o mirante. Uma parte da subida é feita de carro e outra parte à pé, subindo vários degraus de uma grande escadaria que leva até a igrejinha de onde sai a Mega tiroresa.


A visão daqui de cima é linda! Pena essa fumaça toda!
Logo que estacionamos o carro percebemos uma fumaça que vinha do início das escadarias e parecia o início de um incêndio.


O capim seco e o vento fez o fogo alastrar-se rapidamente e quando percebemos a fumaça havia tomado conta do mirante, o que nos desanimou  a qualquer possibilidade de fazer a tirolesa... Isso foi o de menos!
Quando começamos a subir as escadas, uma mulher acompanhada de sua filha observava a  paisagem comendo um picolé e como se nada tivesse acontecendo jogou o papel do picolé no chão e empurrou com o pé para fora das escadas derrubando entre as plantas que estavam prestes a serem devoradas pelo fogo! Uma atitude que nos revoltou. Que exemplo para sua filha heim!!
Preocupada com o fogo que aumentava a cada segundo nossa amiga liga para o 190 e o Corpo de Bombeiros de Bragança Paulista atende o telefone. Ela avisa sobre o incêndio e o Bombeiro diz que não sabe onde fica o mirante de Pedra Bela e não pode atender o chamado!!! Orienta para ligar para a polícia. !!??! Seria isso preguiça, má vontade ou incompetência?
Ela Perguntou então, quem atende os incêndios de Pedra Bela e ele diz que são eles mesmos, mas como não conhecem o mirante...  (???)
Diante do sentimento de impotência ainda tentamos apagar alguns focos mais próximos a algumas plantas verdinhas que clamavam por ajuda, mas o fogo era mais forte do que nós! As muitas pessoas que estavam ali pareciam não se importar com o que estava acontecendo.
Quando estávamos indo embora percebemos que o fogo já estava perto de uma casa. Batemos na casa, não tinha ninguém. Diante da revolta e da impotência, resolvemos seguir viagem, pois ainda tínhamos muito chão pela frente...
Não soubemos nenhuma notícia sobre o incêndio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby