quarta-feira, 15 de agosto de 2012

São Bento do Sapucaí - SP

Bem próximo à Gonçalves, Minas Gerais, está São Bento do Sapucaí, já no Estado de São Paulo. Resolvemos então dar uma passadinha na cidade.

 Em uma viagem anterior já havíamos conhecido o atelier do artista Ditinho Joana no Bairro do Quilombo e a Pousada do Quilombo onde presenciamos um pôr do sol maravilhoso. Ver a postagem O cachorro viajante no Atelier de Ditinho Joana .
Desta vez conhecemos a casa da cultura Miguel Reale onde vimos a exposição "Interiores" com obras de diversos artistas plásticos.

Será que vou poder entrar?

Que bom que entendem que cão também aprecia arte!!


Parece alguem que eu conheço...

O que? Tem uma de verdade? Eu quero ir...


Uma das obras que nos chamou atenção foi esta capelinha do artista Theodoro, uma miniatura de uma capelinha que existe na cidade. Então... bora conhecer a capelinha...
Esta é a Capela Santa Cruz, que fica na Rua 13 de maio, 217.


  
A arte dos mosaicos floresceu entre os povos antigos, com os egípcios, bizantinos e árabes. A técnica também é observada nas civilizações Maia e Asteca. Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas. Em São Bento, Ângelo Milani e sua esposa Cláudia Villar, ambos artistas plásticos, trabalham utilizando esta técnica.

Auuuu! Isso é muito lindo!

Dizem que imagens de santos não devem ser jogadas fora, por mais quebradas que estejam. Então para dar destino a estas figuras, elas são abandonadas nas capelas. Os artistas plásticos Ângelo Milani e Claudia Vilar fazem uso dos fragmentos em seus trabalhos. Um modo de se desfazer delas sem ter de jogar no lixo para um aproveitamento artístico.

Sabendo disso, Ângelo e Cláudia fazem uma composição artística utilizando estas imagens e o que mais possa ser encontrado, tampinhas, botões, azulejos, espelhos estilhaçados e as peças mais comuns e inusitadas. Muitas coisas reaproveitadas que ao receberem o arranjo de cada peça, formam esta ousada composição.  


Olha eu aqui!


Ei, você é o guardião da capela?


Depois desse passeio cultural, voltamos para Gonçalves e paramos para prestigiar uma tradicional festa da cidade: a festa de São Lazaro.




Auuuu! É o frio da Mantiqueira no final da tarde...


Um comentário:

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby