segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estação Carrancas! Uma linda história...

Não temos nada contra o GPS, mas ele é útil nas grandes cidades, nestes lugares que costumamos frequentar, normalmente ficamos na mão. Por isso somos adeptos dos guias e mapas de papel, embora hoje em dia seja muito difícil encontrá-los!!!
Mas ás vezes, abrimos mão de qualquer guia, seja GPS, guia de estradas ou guia local e resolvemos seguir nossa intuição. Uma estrada bonita, uma placa que nos chama a atenção e lá vamos nós!!!


Enfrentamos obstáculos, pedimos informações, o que adoramos, pois é uma forma de conversar com as pessoas do local e assim vamos seguindo e descobrindo as maravilhas escondidas deste Brasil.



 Foi assim que encontramos um vilarejo chamado Estação Carrancas, um lugar que parece  parado no tempo.


Que lugar inusitado!!








E neste lugar, uma pequena venda, um lugar onde poderíamos encontrar de tudo e ainda fazer uma viagem ao passado!!!



Auuuu! Quanta coisa legal neste lugar...



E este é o seu João, o dono da venda que tinha de tudo... Quando entramos na venda, ele estava ouvindo seu radinho. Ele baixou o rádio para nos atender... Depois de algumas informações, perguntou se a gente ia querer comprar alguma coisa...porque já estava quase na hora da "máquina" chegar... e assim, ele foi caminhando em direção aos trilhos do trem.


E este outro moço era um conhecido do seu João, que passou por ali e disse: " Opa!"


Nós saímos dali e fomos dar uma volta pelo vilarejo...




Mas logo escutamos o apito do trem, e então voltamos rapidinho para ver o trem passar.






Piuiiiiiiiiiiii!
O seu João, ficou ali, bem pertinho da "Máquina", que ele estava esperando... Ele olhava fixamente para os vagões passando. E nós olhavamos fixamente para o seu João.






Os vagões passaram e seu João se virou, acompanhando o movimento do trem. Ele comentou: "39..., 39 vagões e nenhum passageiro!"



Ficou ali, em silêncio olhando o trem ir embora...
Perguntamos se outrora o trem era de passageiro, e ele disse: " Sim...eram três por dia, um de manhã, um de tarde e um à noite... e desciam todos ali..." apontando para a Estação Carrancas!


Enquanto seu João se dirigia para a sua venda, nós ficamos ali por um tempo e imagens de pessoas com suas maletas, mulheres com vestidos de época, homens de terno e chapéu andando de um lado para o outro na estação, entrando na venda do seu João,vieram em nossa mente e foi  impossível evitar que lágrimas rolassem... no silêncio e na solidão da Estação Carrancas.



Seu João ficou mais um tempo ali ouvindo seu radinho, e logo fechou as portas. Estava apenas esperando o último trem do dia passar!!! A grande Máquina das Recordações!



Queria ver essa estação alguns anos atrás!!!!
E assim nos despedimos deste pequeno lugar e desta grande história!!!


Rumo a mais surpresas  deste maravilhoso lugar!!!



C A R R A N C A S - M G

2 comentários:

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby