sexta-feira, 16 de março de 2012

A acolhedora Timbó (SC)!

Mais uma aventura pela frente e desta vez vamos para Santa Catarina! O objetivo é Timbó, onde ficaremos hospedados na casa do nosso querido Tio Juvenal.
A viagem para Santa Catarina é bastante agradável e a partir de Joinvile já começamos ver as características da região! Passamos por várias cidades do circuito europeu que renderiam um belo passeio, mas dessa vez, só uma espiadinha mesmo.


Em Jaraguá do Sul, encontramos este local, onde acontece a tradicional festa Schützenfest, que é a maior festa de Jaraguá do Sul. É realizada desde 1988 e foi criada para resgatar e preservar a tradição do tiro esportivo presente na cultura alemã. O tiro, a música, o chope e a comida típica são as grandes atrações.

Uhu! Tô na estrada de novo...


Nossa! Caiu de bêbado!

Gente! Ela vai me pegar...Socoooorrro!

Au... Au... São só bonecos!

A próxima cidade por onde passamos foi Pomerode,  a cidade mais alemã do país, é o principal polo gastronômico da região. Bastante característica pelas casas no "estilo enxaimel".

Olha! O portal de Pomerode. Lindo!



A cidade estava toda decorada para a tradicional festa Pomerana que movimenta toda a região.




Enfim, chegamos à Timbó! E depois da sempre calorosa recepção da Tia Helena, do Tio Juvenal e do Primo Jaime, um bom descanso para o próximo dia...


Olha só o café da manhã!! Não é de dar "água na boca"! Deixa alguns hotéis no "chinelo"...



O primeiro lugar que visitamos foi o Museu do Imigrante, que preserva a história e a identidade dos ancestrais alemães dos atuais moradores de Timbó. Um dos ambientes reproduz uma cozinha típica no tempo dos colonizadores.


Não achei foto de nenhum ancestral meu na parede!


O Museu do Imigrante integra junto com mais algumas construções históricas: Casa de Taipa , Casa Enxaimel e a antiga fecularia ( atualmente Restaurante Thapyoka) o complexo Turístico Jardim do Imigrante. Um lugar muito bonito, e que o Toby adorou conhecer.  É claro que não podemos deixar de ressaltar que o Primo Jaime estava sendo nosso guia, e sua companhia tornando o passeio muito mais agradável.


O lugar é lindo, mas temos uma paixão especial por janelas, e estas janelas são maravilhosas! Ah! O Toby também adora janelas... de carro!


Au... Vou passar por aquela ponte!


É bonito... Mas dá um medão!



Lá vou eu!

Não acredito... Tô em cima da ponte!




Olha eu curtindo o colinho do Tio Jaime!


Continuando nosso passeio, fomos ao Museu da Música, instalado no antigo salão Hammermeinster, um grande salão de baile do início do século XX. A edificação  foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu reúne mais de mil peças relacionadas à música: instrumentos, partituras, livros, desenhos, fotos. A maior parte do acervo pertencia ao músico alemão Hans Hermann Ziel. No museu acontecem cafés musicais aberto ao público, além de restauração de alguns instrumentos musicais. Fomos muito bem recepcionados pelo pessoal do museu com muita simpatia e dedicação. O Toby mais uma vez não teve nenhuma restrição em observar o acervo.

Será que eu vou poder entrar?



Que legal!

Nossa! Aquilo ali no canto não é um chifre?

Tô adorando...

Tem um desses lá em casa!

Esse piano foi vítima de uma enchente...



Se alguém soprar eu vôo longe!!


Cadê o público? Assim eu não canto... Auuuuuu!


Uma cítara bem brasileira uAu!
E dêem só uma espiadinha na visão que se tem de dentro do museu. Imaginem ouvir um concerto com esta tranquilidade!




Agradecemos especialmente a dedicação da Vera e da Bruna, que tão gentilmente nos atenderam no museu da música. Abaixo o link para mais informações.

Agora vamos para o Parque Jardim Botânico de Timbó, uma deliciosa área verde bem próxima da cidade. Esse foi o lugar que o Toby mais gostou...









Ele até demonstrou não ter medo de água... O que foi incrível!


Olha... Que lindo!

Na verdade, Toby é um apreciador da natureza. E depois de algum tempo pudemos entender o que ele tanto olhava no lago... Um inseto navegando tranquilamente em uma folha...



 Toby passeou...

Quanto espaço pra caminhar!

Adoro o cheirinho das plantas...



 passeou...

brincou...

Vamos brincar de esconde, esconde?
 caminhou...

 correu...


até que cansou! E precisou repor as energias...
Olha só a sede do bichinho!


E depois desse passeio maravilhoso, nada como uma boa refeição italiana para terminar o dia. Mesmo com os protestos do primo Jaime... a famosa POLENTA! hummm



Nossa estadia em Timbó está terminando. É sempre muito bom estar junto de pessoas tão alegre e hospitaleiras. Registramos aqui nosso especial agradecimento à tia Helena, ao tio Juvenal e ao primo Jaime! Ah! E agora ao novo morador, que o Toby não pode ter muito contato por motivos um pouco obvios: o Lucky!


E agora algumas imagens do nosso retorno para Curitiba e uma pequena história...











No retorno passamos novamente em Jaraguá do Sul...



E paramos no portal onde fica o Ponto I, para informações turísticas, queríamos coletar informações e materiais para nossa próxima viagem. Fomos muito bem atendidos pela Kátia, que nos deu muito material turístico de Santa Catarina, que aliás está muito bem estruturada para receber o turista. E a Kátia muito bem informada, nos deixou "morrendo" de vontade de retornar para fazer outras rotas... Ficamos um bom tempo ali conversando, falamos sobre o blog do Cachorro Viajante, ela achou muito legal e deixamos um cartão nosso com ela... Então, seguimos viagem, depois de alguns minutos, toca o celular, é a Kátia do portal, nossa, já sentiu saudades? He he he. Bem, a conversa estava tão boa que esquecemos a bolsa com todos os documentos lá! Inclusive a carteira de motorista. Ela lembrou dou cartão e nos ligou imediatamente. Salvos pelo BLOG! Mas a Katia comentou que se não tivesse nenhum telefone, ela iria de moto nos encontrar. Bela atitude. Parabéns Katia pela iniciativa, mais uma pessoa especial que conhecemos nessas andanças...


Valeu Kátia!


6 comentários:

  1. Uau, que bacana! Lindas as fotos! Algumas parecem pinturas em tela... Um dia nós e o Boby vamos fazer este roteiro também! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura,
    Obrigado! E leve o Boby sim, acho que ele vai adorar!
    AUbraços

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa região e fiquei muito emocionada quando conheci Pomerode... Em Timbó não estivemos.
    Por 2 vezes passeamos em Pomerode, encantados com as construções, os jardins, as casas muito arrumadas.

    Naqueles anos (1985 e 1987) eu não tinha câmera digital, nem blog para poder deixar registrado o passeio que gostei tanto.

    Agora posso rever tudo aqui, com o Toby !!!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flora, legal que conheceu Pomerode... e tudo contunua assim, lindas casas com seus belos jardins, tudo muito arrumadinho. Timbó também é assim. Vale a pena conhecer! E fiquei muito feliz de te causar boas lembranças!!!
      Grande AUbraço
      Toby

      Excluir
  4. Olá, tenho um blog sobre viagem (www.an.com.br/nabagagem) e gostaria de falar sobre o seu blog nele. Podem me passar um e-mail para eu encaminhar umas perguntinhas?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu e-mail é marina.andrade@an.com.br

      Excluir

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby