quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato existe!!


É isso aí, o Sítio onde Monteiro Lobato viveu por alguns anos, criou seus filhos e iniciou as aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo existe. E fica em São Paulo,  próximo à Campos do Jordão.


Atualmente quem cuida do Sítio é a Dona Maria Lúcia, ela herdou o sítio de seu avô, que comprou o sítio da família Lobato. É só entrar em contato com ela e agendar a visita.
Para quem quiser conhecer o verdadeiro Sítio!

A estrada para o Sítio é tranquila e com belas paisagens. E olha a cor do céu como estava linda! Dia propício para visitar o Reino das Águas Claras.


Quando chegamos ao Sítio, a emoção foi imensa, parece que entramos dentro dos livros de Monteiro Lobato. Aí está o casarão.



Parece até que a  Dona Benta e a Tia Nastácia vão sair a qualquer momento daquela porta para sentar nas cadeiras e a Narizinho e o Pedrinho vão chegar correndo e sentar para ouvir histórias...


Mais detalhes do casarão!






Nossa...Nem acredito!! Entrei no Sítio do Pica Pau Amarelo!

Vou esperar a Dona Benta aqui!


Por dentro o Casarão tem alguns móveis da época e outros mais modernos. Estes por exemplo são da época...





Imaginem um almoço de família nesta mesa!


E essa é a cozinha da Maria Lúcia, onde ela faz doces e biscoitos para oferecer aos visitantes. Difícil é resistir ao cheirinho dos biscoitos saindo do forno...


Saindo pela porta dos fundos seguimos para o riacho que segundo Dona Lúcia é nada mais nada menos do que o Reino das Águas Claras descrito nos livros de Monteiro Lobato.


E essa é a trilha que seguimos para chegar até o riacho. O caminho parecia bastante tranquilo e nós caminhávamos descontraídamente conversando quando... do nada,  uns cães começaram a latir desesperadamente e  achamos que iam nos atacar... , mas foi só um susto. Então, seguimos o  caminho, curiosos para chegar!





Só mais um pouquinho!!!



E olha só a beleza!! Água purinha. Dá até para beber...  Imaginávamos seres fantásticos saíndo de dentro da cachoeira, ou entre as árvores, enfim, alí a imaginação correu solta.
Realmente um lugar muito inspirador para Lobato escrever suas histórias.


É lindo, mas prefiro ficar longe!



E assim nos despedimos do Sítio do Pica Pau Amarelo! Mas continuamos conhecendo um pouco mais da cidade de Monteiro Lobato, que leva o nome do escritor.

Ô Seu Lobato... Cadê a Emília???
Depois de conhecer a cidade, seguimos para uma cidade próxima: São Francisco Xavier. Mas foi só para uma passadinha...





Uma cidade pequena e simpática, quem sabe em uma outra viagem dedicaremos mais tempo a ela... Na volta para Gonçalves, onde nos hospedamos, passamos por São Bento do Sapucaí e conhecemos o Atelier de Ditinho Joana, mas isso merece uma postagem especial. Aguardem a próxima postagem!

Um comentário:

Auuuuu! Olá AUmigos... Deixe aqui um recadinho para mim.
Abraços
Toby