sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Monte Verde (MG) e o Museu da MPB

Depois do preocupante incêndio em Pedra Bela (SP) seguimos para Monte Verde (MG),um distrito de Camanducaia que fica a 30 km da Rodovia Fernão Dias.

Mapa rodoviário: acesso a Monte Verde

Chegamos já aproveitando todo o charme noturno da pequena cidade que parece um pequeno vilarejo europeu.  Sempre uma surpresa para quem chega à cidade pela primeira vez.

Parece casinha de boneca!

As vigias da loja!!

Atualmente grande parte dos 30 km já está asfaltada, mas quando fomos há uns 4 anos atrás, os 30 km eram de estrada de chão, e ...muitas curvas. Mas vale à pena!! O pequeno centro não tem muito o que fazer, e o comércio é bastante caro. As opções ficam por conta dos bares e restaurantes, que servem rodízio de fondues, das pousadas e do turismo de aventura nos arredores.
Ficamos na pousada Locanda Belvedere. Escolhemos esta pousada porque ficamos sabendo que nela tem um pequeno museu da MPB e ficamos curiosos para conhecê-lo. Na verdade este era o objetivo de nossa rápida visita à Monte Verde nesta viagem. Além é claro de levar nossa amiga, que não conhecia a vila. É claro que ela ficou maravilhada com o lugar!
O Toby curtiu muito a lareira da pousada, pois uma das características marcantes  de Monte Verde é a baixa temperatura. E o Toby não é muito fã do frio...

No dia seguinte, depois do café, já fomos conhecer o Museu da MPB da pousada, que possui um acervo de discos de vinil, vários objetos antigos, rádios, máquinas fotográficas, vitrolas, materiais audiovisuais e livros, muitos livros sobre música.
Um dos sócios da Pousada Locanda Belvedere é Roberto Lapiccirella, músico e pesquisador de MPB. Roberto organizou o livro Antologia Musical Popular Brasileira – As Marchinhas de Carnaval, gravou um LP (com músicas próprias, 1990) e um CD de marchinhas de carnaval (com o Bando da Rua, 1996). Organizou um site, que vale a pena fazer uma visitinha,  contando a história do carnaval brasileiro: http://aochiadobrasileiro.webs.com/ .
Quando o Toby viu  o acervo de discos de vinil  lembrou do nosso amigo Edu Pampani da Discoteca Pública de BH: http://www.discotecapublica.com.br/ .

Uma alusão à gravadora RCA ...

Ao som de Orlando Silva...

Quanta relíquia!!

Tô fascinado com tanto livro sobre música!

O Roberto dedicou uma música só pra mim!! Que honra...

Alô? Lupicínio Rodrigues?

Estacionamento da pousada Locanda Belvedere

Depois de conhecer o museu, mais um passeio curtindo o frio de Monte Verde!!

Depois do almoço, pegamos estrada e fomos até Bragança Paulista deixar nossa amiga no terminal rodoviário. Ela seguiu para Campinas (nos encontraremos no próximo domingo!) e nós seguimos para Córrego do Bom Jesus! Aguarde próxima postagem...